domingo, 21 de abril de 2013

Celebração do Jubileu de Ouro
da Casa da Amizade do Crato

Neste ano 2013, a Casa da Amizade de Crato sob a liderança de sua presidente Marta Régia Frutuozo Alcântara Alencar, celebra o seu Jubileu de Ouro.

Como principal marco dessa data foi criada a sua maior comenda: A “Medalha da Amizade” a qual foi entregue as primeiras  homenageadas no dia 19 de abril, em solenidade com a presença da família rotária, familiares de Nenem Barros, familiares das  agraciadas com a medalha, convidados, e delegações dos clubes de São Luiz Praia Grande, este representado por Pedro Ivo de Carvalho Viana Governador do Distrito Rotário 4490;  Rotary de  Parnaíba, Rotary Club Teresina, Teresina Rio Poty, Fortaleza, Fortaleza Estoril, Fortaleza Centenário, Fortaleza Edson Queiroz, este último representado por Carlos Eduardo; Fortaleza Sul (este representado pela rotariana Vera Machado); Rotary Club Recife Largo da Paz (representado pelo  ex-governador Mario Antonino de Oliveira, que foi diretor de Rotary International no período 1985 a 1987); Rotary Club Rio de Janeiro (representado por Ricardo Vieira Lima, diretor presidente da Cooperativa Editora Brasil Rotário; Rotary Club Juazeiro do Norte, Juazeiro Padre Cícero, Juazeiro Cariri; Rotary Club de Barbalha; Rotary Club Crato-Centro.

Raimunda Barros de Lima (Nenem Barros) era filha do casal agricultores José Barros Cavalcante e Maria Cândida Barbosa, nasceu no Sítio Grangeiro, município de Crato, no dia 25 de janeiro do ano 1923. Começou a trabalhar muito cedo, pois, aos 12 anos de idade, já ministrava aulas.
Estudou na Escola Técnica do Comércio, onde conheceu seu futuro esposo Euclides Francelino de Lima deste casamento depois de nove anos de casada, já tinha dez filhos, mas sobreviveram apenas quatro: Euda, Hamilton, Edísio e Aleuda.
Na vida empresarial, juntamente com seu esposo, fundou a empresa A Cratense, onde foram sócios durante 50 anos.
Foi presidente da Casa da Amizade do Crato por nove mandados, também foi presidente da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN).
Vendedora nata, muito comunicativa, pulso forte e muita garra, esposa de dicada e discreta, mãe exemplar.
Raimunda Barros de Lima (Nenem Barros) faleceu em Crato, Ceará, no dia 27 de maio do ano 2000.
As primeiras agraciadas com a Medalha da Amizade foram: Letícia de Albuquerque Figueiredo; Noemi Silva Macário de Brito; Raimunda Barros de Lima (in memoriam); e,  Raimunda Batista de Lucena  (Divanêz). 
O evento foi realizado na sede do Rotary Club de Crato, onde a Casa da Amizade tem um espaço para suas reuniões e secretaria.
Raimunda Barros de Lima mais conhecida por Nenem Barros foi uma das suas entusiastas fundadoras, por isso, será homenageada (in Memoriam) com o seu nome para a maior comenda da instituição: A Medalha do Mérito da Amizade Raimunda Barros de Lima.
A Associação das Senhoras dos Rotarianos de Crato, conhecida por Casa da Amizade, foi criada no ano 1963, agregada ao Rotary Club de Crato, com personalidade jurídica e estatuto próprio. O seu quadro social é composto das mulheres dos rotarianos e voluntários.
A Casa da Amizade tem como objetivo a paz e a dignidade humana, que só é atingida com maior justiça social. Ela é importante parceira nas ações beneficentes promovidas pelo Rotary Club de Crato.
As Casas da Amizade do Brasil foram consideradas entidades de utilidade pública em todo o território brasileiro pela Lei nº 5575, de dezembro de 1969, sancionada pelo ex-presidente Médici.












Para visualizar o álbum com mais fotos do evento,  acesse o link abaixo quando link abrir se não abrir diretamente no álbum desejado, clique em das opções: minhas fotos ou página inicial.
As fotos foram feitas pela lente do rotariano Audir Paiva que fotografa por hobby.